Compras Corporativas

Apresentação

 É comum o empresariado se preocupar muito com as vendas e relegar as Compras a segundo plano. No entanto é extremamente importante reduzir custos e eliminar desperdícios e retrabalho na origem, isto é, no ato da Compra e considerar, além do preço, outros fatores como a qualidade, o custo financeiro, a negociação, o serviço agregado e outros.

 O comprador deve ser uma peça estratégica e o mais profissional possível, pois qualquer descuido na sua conduta funcional poderá resultar prejuízo considerável para a organização. As responsabilidades do comprador vão muito além do cumprimento do horário e das rotinas administrativas.

  A pesquisa e o desenvolvimento de novas fontes de fornecimento deve ser uma de suas preocupações constantes. Uma das formas mais tradicionais para o comprador se profissionalizar, é através do treinamento: é quando ele poderá tomar conhecimento das principais técnicas de compras e tirar todas as dúvidas relacionadas ao seu plano de trabalho.

 As Compras Empresariais representam uma parcela significativa do custo do produto vendido (normalmente mais de 50%, podendo chegar a até 90%) o que poderá acarretar uma grande influência na competitividade da empresa junto ao mercado. Comprar profissionalmente não significa apenas trocar recurso financeiro por mercadorias; comprar profissionalmente significa usar uma série de ferramentas e recursos disponíveis para se obter a melhor relação custo/benefício possível. E para atingir este grau de maturidade é necessário muito estudo e dedicação.

Objetivos

Capacitar os treinandos a:

 

  • Utilizar variadas técnicas de compras visando a maior eficiência do processo e à lucratividade da empresa;
  • Identificar oportunidades de negociação com vista à obtenção de vantagens adicionais nas aquisições de materiais;
  • Utilizar métodos básicos de administração e controle das Compras;
  • Analisar e julgar propostas de fornecimento de material;
  • Pesquisar e selecionar novas fontes de fornecimento e novos materiais introduzidos no mercado;
  • Identificar as responsabilidades do comprador para com a sua empresa e para a economia como um todo;
  • Entender a processualística de administração do fornecimento de material (diligenciamento, etc.).

Público-alvo

  • Compradores e auxiliares de compras;
  • Chefes de compras;
  • Profissionais que exerçam cargos técnicos nas áreas de Logística e Suprimentos;
  • Gerentes de suprimento e Gerentes de Material;
  • Requisitantes de Material;
  • Pessoal ligado à Produção (PCP).

Metodologia

Apresentação baseada em pps com auxílio de Data-show;

Discussões e debates de temas e filmes apresentados;

Exercícios práticos pré-elaborados;

Estudos de casos;

Simulações em Negociação.

Conteúdo Programático

  • Objetivos das compras; Ética profissional;
  • Papel das compras na empresa atual;
  • As informações internas e externas nas compras;
  • Responsabilidades do comprador/negociador; qualificação dos recursos humanos para as compras;
  • Políticas, normas e procedimentos;
  • Organização das compras; centralizacão X descentralizacão;
  • Processualística de compras e suas etapas;
  • Pesquisa de mercado e desenvolvimento de fontes alternativas de suprimento;
  • Seleção e avaliação de fornecedores;
  • Cadastro de fornecedores;
  • Licitação: modalidades e aplicabilidades;
  • Equalização, análise e julgamento de propostas;
  • Administração de fornecimento (diligenciamento,  revisão de condições contratuais, penalidades, etc.);
  • Negociação em compras; alternativas para um desempenho eficiente.
  • Avaliação do desempenho de fornecedores.

Carga horária total: 20 horas-aula