Logística e a cadeia de suprimentos (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)

Objetivos

Atualmente o tema dominante no meio empresarial é a Logística. Muitos fatores explicam esta tendência. Primeiro, a maior preocupação com os custos nas empresas em geral. Depois, como consequência da tremenda competitividade pelo mercado consumidor, a necessidade de garantir prazos de distribuição favoráveis ao cliente e oferecer-lhe um serviço de nível cada vez melhor.

 Num modelo ultrapassado era possível, sempre que os custos empresariais cresciam, os mesmos eram repassados para o produto final ou para o serviço oferecido ao cliente. Atualmente, com o surgimento de novas técnicas de produção (Just-in-time, Qualidade Total, Kanban e outras) aliadas a novas técnicas administrativas (Custeio ABC e outras) e à valorização maior dos recursos humanos, o objetivo passou a ser o aumento da produtividade, o que significa que custos devem ser reavaliados e reduzidos, e minimizados os desperdícios, resultando em agregação de valor ao produto e ao serviço e em aumento da lucratividade e da competitividade.

 Assim o curso tem como objetivo principal inserir a Cadeia de Suprimento no Complexo Logístico Empresarial e proporcionar meios e subsídios para se estabelecer uma política de logística e uma estratégica de gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Distribuição e Transporte. Outro objetivo é discutir os princípios da Qualidade Total, a Filosofia JUST-IN-TIME, o Kanban, o processo de Produção Puxada, a produtividade e a competitividade, aplicáveis a uma empresa qualquer.

Conteúdo Programático

  • Conceito de Logística: Atividades primárias (Transporte, Formação de Estoques, Processamento de Pedidos) X Atividades de Apoio (Armazenagem e Manuseio de Materiais, Embalagem, Aquisição de Materiais e de Serviços, Programação de Produtos e Manutenção de Informação);
  • Os Sete Princípios da Gestão da Cadeia Logística;
  • Conceito de Just-In-Time e seus Princípios: aplicabilidade no Sistema Logístico.
  • Pré-requisitos para a Logística do JIT;
  • Características das empresas que possuem liderança em Logística.
  • Como as Empresas Líderes Gerenciam a Logística;
  • Armazenagem: Fatores que favorecem a armazenagem de produtos;
  • Fatores que provocam custos na armazenagem de produtos;
  • Os Princípios do Armazenamento de Material como fator de custos logísticos;
  • A Logística e a Estratégia Competitiva (a cia., os clientes e os concorrentes);
  • A Dimensão do serviço ao cliente (definindo as necessidades dos clientes);
  • A função Aquisição e a parceria com os fornecedores de materiais e serviços;
  • Um exemplo de Avaliação de Fornecedores na Parceria Logística;
  • O Marketing e a interface com a Logística.
  • Serviço ao Cliente; etapas do relacionamento Empresa X Cliente;
  • Executando Benchmarking na Cadeia de Suprimentos e no Processo Logístico;
  • Gerenciamento Estratégico dos prazos;
  • A Logística do Just-in-Time;
  • Gerenciando a Cadeia de Suprimentos (Gestão estratégica dos Estoques – Lote Econômico de Compras, Ponto de Pedido, Lei de Pareto – Método ABC de Gerência por Exceção).
  • A Terceirização dos Serviços Logísticos.
  • Sistemas de Informações Logísticas.
  • A Negociação com Fornecedores, Parceiros, Distribuidores, Clientes e Prestadores de Serviços Logísticos.Distribuição Física; Parâmetros fundamentais. Redes Alternativas de Distribuição; o ECR (Eficient Consumer Response) como fator de integração entre fornecedor X distribuidor X varejista (cliente);
  • Transportes e suas características no Brasil.

 

Público-alvo

- Profissionais ligados às áreas de compras, estoques, produção e distribuição;

- Prestadores de Serviços Logísticos nas áreas de distribuição e transporte;

- Profissionais das áreas de Administração de Material e Cadeias de Suprimentos;

- Profissionais ligados a Serviços de Atendimento a Clientes e Marketing.

Carga horária total: 24 horas-aula