Melhoria de Processos e Indicadores de Desempenho

Objetivo

Apresentar técnicas e métodos para realização de melhoria de processos; Apresentar conhecimentos, práticas e exemplos para definição Indicadores de Desempenho, que permitam monitorar e operacionalizar atividades relacionadas a qualquer tipo de negócio. Oferecer subsídios ao participantes para identificar, estruturar, coletar e avaliar indicadores de desempenho de qualidade e produtividade, visando atingir metas e objetivos organizacionais. Apresentar técnicas para construção de um painel de controle de variáveis críticas ao desempenho organizacional.

Próxima turma:

08 e 22 de dezembro de 2018

Horário:

08h às 18h

Local:

Rua de Sete de Setembro 92 / grupo 204 – Centro – Em frente à Estação Colombo do VLT.

Investimento:

R$ 895,00 (oitocentos e noventa e cinco reais) com desconto de 12% (doze) para funcionários de empresas conveniadas / 10% para profissionais registrados no CRA – CORECON – CREA – CRC.

Forma de pagamento:

Deposito bancário em favor de INDEC – Educação Continuada, na conta ITAÚ – AG: 0310 – CC: 04668-5

CNPJ: 02.609.541 / 0001 – 47. O depósito deverá ser identificável.

Obs: O pagamento poderá ser feito em até duas parcelas.

Instrutor:

MARCELO MAGALHÃES

Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD-UFRJ com ênfase em Estratégia, Organizações e Tecnologia de Informação. Engenheiro Civil pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Doutorando em Engenharia Civil pela UFF-RJ (Universidade Federal Fluminense) com tese em Governança Empresarial e sua aplicação para Arquitetura Organizacional. Docente em cursos de pós-graduação da UFRJ e da FGV; consultor desde 1994, nas áreas de Estratégia de Empresas, Diagnóstico Organizacional, Arquitetura Organizacional, Mudança Organizacional, Planejamento de Tecnologia da informação, Gestão de Processos Empresariais e Sistemas de Informações Gerenciais.

Conteúdo Programático

Parte 1 – Melhoria de Processos
  • Metodologia de Revisão de Processos;
  • Técnica de Identificação e Solução de Problemas;
  • Ferramentas de Mapeamento, Simulação e Gerência de Processos;
  • Estudo de Caso para aplicação dos conceitos e ferramentas apresentados;
  • Avaliação e Análise de Processos identificados no Estudo de Caso;
  • Proposta de melhorias para os processos analisados e mapeados;
  • Implementação e Implantação da solução aprovada pela equipe de trabalho;
  • Acompanhamento dos Resultados Previstos, e avaliação dos dados coletados;
  • Ciclo de Melhoria Contínua de Processos;
Parte 2 – Indicadores de Desempenho
  • Conceituação de Indicadores de Desempenho;
  • Objetivos dos Indicadores de Desempenho para a otimização do Desempenho Organizacional;
  • Estrutura e uso dos Indicadores de Desempenho – determinação de métrica-padrão,
  • Coleta e tratamento de dados, tomada de decisão baseada em indicadores;
  • Funções dos Indicadores para aos programas de participação dos lucros e gestão pela qualidade;
  • Planejamento, operacionalização, controle, auditoria em nível operacional e estratégico;
  • O Ciclo de vida de Indicadores de Desempenho;
  • Balanced Scorecard;
  • Vantagens, necessidades e restrições para implementação de indicadores de desempenho;
  • Exercício prático para montagem de painel piloto de indicadores de desempenho, com base em estudo de caso;
  • Avaliação final e Lições aprendidas.

 Observações:

  1. Serão fornecidas apostilas e certificados aos alunos que obtiverem 100% de freqüência.
  2. A inscrição somente será confirmada após o deposito bancário.
  3. Enviar e-mail para julio@indec.com.br , especificando o curso escolhido e anexando o comprovante de pagamento.
  4. O curso será realizado mediante a confirmação do quorum mínimo de 10 alunos inscritos.

Inscrição (Cursos abertos)

Formulário de pré-inscrição