Melhoria de Processos e Indicadores de Desempenho

Objetivo

Apresentar técnicas e métodos para realização de melhoria de processos; Apresentar conhecimentos, práticas e exemplos para definição Indicadores de Desempenho, que permitam monitorar e operacionalizar atividades relacionadas a qualquer tipo de negócio. Oferecer subsídios ao participantes para identificar, estruturar, coletar e avaliar indicadores de desempenho de qualidade e produtividade, visando atingir metas e objetivos organizacionais. Apresentar técnicas para construção de um painel de controle de variáveis críticas ao desempenho organizacional.

Conteúdo Programático

Parte 1 – Melhoria de Processos
  • Metodologia de Revisão de Processos;
  • Técnica de Identificação e Solução de Problemas;
  • Ferramentas de Mapeamento, Simulação e Gerência de Processos;
  • Estudo de Caso para aplicação dos conceitos e ferramentas apresentados;
  • Avaliação e Análise de Processos identificados no Estudo de Caso;
  • Proposta de melhorias para os processos analisados e mapeados;
  • Implementação e Implantação da solução aprovada pela equipe de trabalho;
  • Acompanhamento dos Resultados Previstos, e avaliação dos dados coletados;
  • Ciclo de Melhoria Contínua de Processos;
Parte 2 – Indicadores de Desempenho
  • Conceituação de Indicadores de Desempenho;
  • Objetivos dos Indicadores de Desempenho para a otimização do Desempenho Organizacional;
  • Estrutura e uso dos Indicadores de Desempenho – determinação de métrica-padrão,
  • Coleta e tratamento de dados, tomada de decisão baseada em indicadores;
  • Funções dos Indicadores para aos programas de participação dos lucros e gestão pela qualidade;
  • Planejamento, operacionalização, controle, auditoria em nível operacional e estratégico;
  • O Ciclo de vida de Indicadores de Desempenho;
  • Balanced Scorecard;
  • Vantagens, necessidades e restrições para implementação de indicadores de desempenho;
  • Exercício prático para montagem de painel piloto de indicadores de desempenho, com base em estudo de caso;
  • Avaliação final e Lições apreendidas.