Docentes e Consultores Associados

Délio Vargas

Mestre em Ciências Contábeis pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), onde é professor de cursos de pós-graduação. Trabalhou na área de Controle  da Vale por mais de 20 anos.

Professor universitário. Instrutor de cursos em  Instituições como CENOFISCO, CRC-RJ, IBRACON. Consultor de empresas nas áreas Contábil, Financeira e Gerencial. Diretor da DV –Treinamento e Assessoria Contábil, Financeira e Gerencial S/C Ltda.

Diego Teixeira

Mestre em Língua portuguesa pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Graduado em Letras (português/francês) pela UFRJ. Especialização em Língua portuguesa pelo Liceu Literário Português.

Docente de cursos preparatórios. Atuou na rede Municipal e Estadual de ensino, entre outros.

Evandro La Macchia

Mestre em Engenharia de produção pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Especialização em Estudos políticos e estratégia pela Escola Superior de Guerra. Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Atuando em empresas como Petrobrás, Shell e Halliburton como Consultor.

Professor na Universidade Agostinho Neto em Angola e Professor-Coordenador do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo).

Flávio Dantas Fassini

Mestre em Administração de Empresas pela Coppead/UFRJ. Executive Development Programa – The Wharton Business School. 25 anos de experiência em desenvolvimento e execução de estratégias de crescimento de negócios no segmento B2B.

Professor e palestrante convidado em cursos de pós-graduação em Planejamento Estratégico de Marketing, Marketing de Serviços, Sistemas de Informação de Marketing e Pesquisa de Mercado na FGV-Curitiba, PDG Executivo-RJ, IBMEC-RJ e Faculdade Cândido Mendes-RJ. Experiência em gestão de produção, distribuição, vendas, suporte técnico, desenvolvimento tecnológico e administração.

Gisele Blak

Mestre em Engenharia civil de produção pela UFF (Universidade Federal Fluminense).  Master’s Certificate in Project Management – ESI & George Washington University. PMP (Project Management Professional Certification)  - PMI (Project Management Institute). MBA em Marketing pelo IBMEC.

Atuando como consultora e Gerente de projeto e de produtos em empresas como Intelig, Vivo e Odebrecht.

Julio Cezar del Rio

Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Especialização em Qualidade e produtividade pela AOTS (Yokohama, Japão). Especialização em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ. Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela PUC / RJ. Ex-Gerente Corporativo de Treinamento & Desenvolvimento Humano de empresas tais como XEROX, WHITE MARTINS, CISPER e LAFARGE DO BRASIL.

Docente dos cursos MBA nas disciplinas Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais pela FGV – Management e Comportamento Organizacional e Administração Contemporânea pela Escola Politécnica da UFRJ.

Leonardo Guimarães

Mestre em Logística pela UFRRJ (Universidade Federal rural do Rio de Janeiro). Especialização em Engenharia de Produção pela UFRJ / INT. Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ.

Professor do curso de pós-graduação lato-sensu em Gestão Industrial na disciplina Sistemas de Produção e Serviços, ministrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor do curso de Pós-graduação lato-sensu em Tecnologias de Gestão da Produção e Serviços (TGPS) ministrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Professor do curso de Pós-graduação lato-sensu em Engenharia Econômica e Administração Industrial ministrado pela UFRJ.

Luiz Gustavo Baptista

Mestre em Economia Empresarial e pós-graduado em Finanças Corporativas pela UCAM (Universidade Cândido Mendes).  É fundador e sócio-diretor da DATABIZZ Consultoria e Planejamento.

Consultor de empresas nas áreas de planejamento estratégico, gestão de processos, desenvolvimento de novos de negócios e logística, desde 2001.

Professor do programa da Fundação Getúlio Vargas (FGV Management) e do Professor convidado do Programa de MBA da Escola Politécnica da UFRJ.

Marcelo Magalhães

Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD-UFRJ com ênfase em Estratégia, Organizações e Tecnologia de Informação. Engenheiro Civil pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).  Doutorando em Engenharia Civil pela UFF-RJ (Universidade Federal Fluminense) com tese em Governança Empresarial e sua aplicação para Arquitetura Organizacional.

Docente em cursos de pós-graduação (UFRJ) e consultor desde 1994, nas áreas de Estratégia de Empresas, Diagnóstico Organizacional, Arquitetura Organizacional, Mudança Organizacional, Planejamento de Tecnologia da informação, Gestão de Processos Empresariais e Sistemas de Informações Gerenciais.

Marcos Roberto Pinto

Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Especialização em Administração de Empresas (PPGA) – Controladoria Financeira pela USP (Universidade de São Paulo).   Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela USP.

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, das disciplinas: Planejamento e Orçamento Público; Contabilidade Pública; Finanças Públicas. Assessor Técnico na execução de projetos relacionados a Finanças Públicas. Participação em Organizações Profissionais, como Conselho Regional de Contabilidade – São Paulo.  Atendimento às consultas dos municípios sócios – cooperadores do IBAM sobre Orçamento e Contabilidade Pública.

Participação em projetos na área de Finanças Públicas, com destaque para projetos de recuperação do estoque da Dívida Ativa dos Municípios. Melhoria da gestão financeira, aumento da arrecadação de receitas próprias dos Municípios e atendimento aos preceitos legais.

Octavio Bobsin

Mestre em Economia Empresarial pela UCAM e graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ.

Professor da ANBIMA em Gestão de Crédito Corporativo.  Atuou em diversas instituições financeiras, sendo vice-diretor do Chase Manhattan Bank, diretor adjunto do Pittisbugh National Bank e auditor sênior de risco de crédito do Banco Nacional.

Ricardo Araújo

Mestre em Métodos Matemáticos pelo IMPA – RJ (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Ex- consultor do Departamento da Dívida Externa e Relações Internacionais do Banco Central do Brasil.

Professor dos cursos de pós-graduação da FGV, UFRJ e IBMEC nas disciplinas: Matemática Financeira, Análise de Investimentos, Mercados Derivativos, Finanças Internacionais, Gestão Financeira, Avaliação de Empresas. Sócio da BR Investimentos e integrante da equipe do Corporate Advisory.

Suriman Nogueira de Souza Júnior

Mestre em Direito Empresarial pela Universidade Cândido Mendes, com publicações na área de administração e regulação de serviços públicos. Advogado e consultor, nas áreas de administração pública e administração financeira e de investimentos, tendo ocupado diversos cargos de direção e assessoramento superior em empresas do setor público e do setor privado.

Docente em cursos de pós-graduação da FGV – Fundação Getúlio Vargas, da CEPERJ – Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro, do IBMEC Educacional e a da UCAM – Universidade Cândido Mendes; ainda, tendo lecionado em Curso de graduação da EBAPE – Escola de Administração Pública e de Empresas e da Escola de Pós-Graduação em Economia – EPGE, ambas da Fundação Getúlio Vargas.